26 de setembro de 2018

Mutirão do Mato Grosso



Nos dias 21 a 23 de setembro aconteceu o Mutirão Estadual (Mato Grosso) em Campo Novo dos Parecis (Centro catequético da Paróquia São Cristóvão), promovido pelas Novas Gerações (NG) e CRB/MT. O Mutirão reuniu religiosos/as da etapa do juniorato até dez anos de votos perpétuos e foi marcado pelo o entrosamento e partilha entre as diversas Congregações Religiosas presentes, como também pela reflexão do tema “Saiamos de pressa ao encontro da Vida”. O pano de fundo da temática estava em comunhão com a Igreja que celebra os 50 anos da Conferência de Medellín que fez da  “opção pelos pobres” a opção preferencial da Igreja Latino Americana.
O Mutirão contou com a assessoria da Irmã Clotilde Prates de Azevedo, Apostolina, assessora da CRB Nacional e responsável pelo Setor Juventudes e Novas Gerações. Sua presença foi muito importante, pois nos ajudou a conhecer um pouco da história do projeto “Novas Gerações” que tem como objetivo: “Oferecer caminhos para que se acolha as interpelações das Novas Gerações em seu dinamismo, exigências e potencialidade. Em um processo interativo entre varias gerações, em vista de ressignificar a Vida Religiosa Consagrada”. Nesta memória histórica percebemos a presença da NG “em saída”, transmitindo alegria e vibrações em diversas realidades e rostos. Sentimos que não estamos sozinhas, mas acreditamos que tudo está interligado, como nos diz o canto “tudo está interligado como se fossemos um... Tudo está interligado nesta casa comum...” (CirineuKunh); isso nos fortaleceu.
Tivemos como ícone do Mutirão Maria que visita sua prima Izabel e que nos convida a empreender um caminho de saída. Ela nos dá o exemplo de sermos, sensíveis, flexíveis e atentas aos sinais de Deus em nossa vida.  Como Religiosos/as das Novas Gerações também queremos fazer e experienciar esse movimento de ir ao encontro da Vida e firmar compromisso com a opção aos mais necessitados, os pobres e excluídos.
Em virtude desta adesão de estar e conhecer outras realidades, foi realizada uma visita aos Povos Originários da etnia Parecis na aldeia Quatro Cachoeiras. Fomos bem acolhidas pela família do cacique, que nos relatou sua história, tradição e cultura, nos impactando com seus sentimentos de gratidão e reflexões sobre a necessidade de se valorizar mais os Povos Originários. No Estado do Mato Grosso temos 43 etnias dos Povos Originários espalhadas em diversas regiões e que ainda não são visitadas ou conhecidas pelas Novas Gerações. São a estes lugares que precisamos sair depressa, sem medo do diferente, isso exige abertura de escuta aos clamores e gritos destes povos e nos impulsiona a nos comprometer com firmeza pela defesa da vida, onde ela estiver sendo ameaçada.
Para nós foi essencial o contato com a natureza, pois sentimos o frescor da mata e percebemos o quanto faz diferença respirar o ar puro da natureza onde os Povos Originários considerados os Guardiões da natureza cuidam com muito carinho.
Somos jovens e acreditamos que juntos podemos seguir sendo vozes de profetismo, assumindo e testemunhando com ousadia os apelos de sair depressa ao encontro da Vida, sobretudo onde a Vida está ameaçada, assim como Maria fez.
A caminhada da Igreja precisa ser acompanhada de adequada compreensão da realidade para que possa dar respostas aos clamores de hoje. A reflexão teológica se coloca nesta linha de contribuição a Igreja para que possa agir/responder de forma adequada. A partir de “Medellín” nasceu a “teologia da libertação”, em sintonia com a busca concreta de libertação que permeava o empenho de tirar da miséria e promover as populações pobres do continente latino americano. É nesse contexto que se situa a “opção pelos pobres”, que a partir de Medellín passou a ser uma característica marcante da Igreja latino-americana.
Somos convictas de que herdamos de “Medellín” o modo criativo de vivenciar o Concílio Vaticano II. Ao resgatar a memória da Conferência Medellín, que se tornou emblemática para a América Latina, nos damos conta do esforço para colocar em prática a opção preferencial pelos mais pobres. Somos também questionadas como NG’s a rever os desafios em que a opção pelos pobres está inserida hoje, não podemos perder o sentido da nossa consagração, porém, não podemos ficar apenas no simbolismo e na superficialidade.
Foram estes os ecos vividos nestes dias de partilhas, momentos de espiritualidade, confraternização e reflexão.
Manifestamos nossos sentimentos de gratidão à comunidade religiosa das Irmãs Capuchinhas de Madre Rubatto, aos Freis Capuchinhos e a toda comunidade e lideranças da Paróquia São Cristóvão, que se dedicaram com muito empenho para que pudéssemos vivenciar estes momentos significativos e marcantes.
Gratidão a todas as famílias religiosas que atenderam o convite das Novas Gerações-MT, e pelo acompanhamento e assessoramento CRB-MT e Nacional nas pessoas de Ir. Carol e Ir. Clotilde.
Equipe de Coordenação do Mutirão das NG’s- MT









25 de setembro de 2018

NG presente na assembleia eletiva do Rio -15 a 16 de setembro




UM ENCONTRO DE FÉ E POLÍTICA DAS NGs DE BH, POR QUE NÃO?



Na manhã do último dia 22 de agosto, depois de muitas tentativas de datas, a galera das NGs de BH conseguiu se encontrar no Parque Municipal da cidade. Apesar das dificuldades de agenda que estamos tendo, nosso combinado é não perdermos a perseverança dessa caminhada e nos encontros.
De forma saudável e respeitosa, conversamos sobre o atual contexto político brasileiro e o quadro das eleições presidenciáveis deste ano. Dialogamos sobre alguns pontos muito importantes, por exemplo: como tem sido as discussões políticas em nossas comunidades/famílias religiosas?; como temos percebido as consciências políticas dos jovens com quem trabalhamos na pastoral?; no que as pessoas estão se baseando para a escolha de seus candidatos? Uma coisa de fato todos concordamos: não podemos nos colocar alheios à atual situação política do país. Pelo contrário, precisamos ser reflexo de uma esperança profética em meio às pessoas. 
Por fim, como todos tinham levado um lanche a ser partilhado no encontro, resolvemos partilhar também com os moradores de rua que circulavam pelo parque naquele dia. Oxalá possamos nos encontrar outras vezes mais nesse ano para fortalecer nosso vínculo fraterno e crescer na amizade.
Frei Leandro Santos de Carvalho, OSA
Novas Gerações de BH

NG de Sobral se encontram

Dia 15 de setembro aconteceu o encontro das Novas Gerações na cidade de Sobral - Ceará.

Encontro das NG do Rio

Aconteceu nos dias 23-24 de março a missão jovem das NG's- Rio com o tema: Jovens: saíamos ao encontro da vida. Tivemos momentos de f...