2 de outubro de 2018

Mutirão das Novas Gerações de Brasília



De 28 a 30 de setembro o Grupo Novas Gerações Regional Brasília esteve realizando, na Capela N. Sra. Aparecida, que pertence a Paróquia Nossa da Assunção em Ceilândia Sul–DF, o Mutirão Missionário com o tema “Novas Gerações da VRC em Missão: Celebrando 50 Anos de Medelín na Caminhada da Igreja”. Éramos 13 missionários/as de diferentes Congregações, como a proposta foi estendida a Vida Religiosa de Brasilia, contamos com a participação de algumas religiosas com mais de 10 anos de votos perpétuos.  O pároco, Pe. Moacir Gondim Nogueira Neto, foi muito receptivo a proposta e deu todo apoio necessário na comunidade, mobilizando lideranças e agentes de pastoral.
Chegamos ao local por volta das cinco horas da tarde do dia 28, fomos acolhidas/os na Paróquia pelo pároco e seguimos para a Capela N.Sra. Aparecida onde ocorreu a apresentação das famílias que nos hospedariam e dos missionários/as, a entrega dos materiais e foram das às orientações para o Mutirão. Seguimos para a casa das famílias acolhedoras aonde jantamos e tivemos o primeiro contato com a família. A noite ocorreu a Missa de abertura do Mutirão e um bate papo sobre a missão realizado pela Ir. Clotilde Prates de Azevedo da CRB Nacional.
No sábado as atividades iniciaram às seis e meia da manhã com a alvorada Missionária onde rezamos o Terço Missionário pelas ruas próximas a capela. Em cada mistério parávamos em uma casa para conhecer um pouco da história daquela família, em geral sofrida e, ao mesmo tempo, fazer memória de pessoas que marcaram a caminhada da Igreja no Brasil nesse período pós 50 Medelín, como por exemplo, Dom Luciano Mendes de Almeida, Pe. Josimo Tavares, Ir. Dorothy Stang e Margarida Maria Alves. Terminada a alvorada partilhamos, missionários/as e comunidade, um gostoso café comunitário.
Após este rico momento foram feitos os preparativos para as visitas, os/as missionários/as foram divididos em duplas tendo um acompanhante da comunidade. O sol forte e o clima seco, típico do Cerrado neste período, acompanharam este dia de visitas tendo como eixo motivador: “ser uma Igreja em saída, em busca dos mais necessitados”. A realidade encontrada pelos missionários/as foi marcada pela receptividade dos moradores, inclusive alguns evangélicos, mas também por histórias de superação, sofrimento e descaso político.
Ao término das visitas, na parte da tarde, nos reunimos para fazer a ressonância do vivido ao longo do dia em um clima de oração, escuta e reflexão. À noite, na Missa, rezamos com a comunidade o dia de Visitas, ao término da mesma gravamos com a comunidade um vídeo de apoio ao Papa Francisco.
O último dia do Mutirão iniciou com um momento orante, iluminados pela passagem bíblica de Mt 5,13-16. Concluindo o momento plantamos com alguns membros da comunidade eclesial duas mudas de árvores frutíferas (Graviola e Caju) como gesto simbólico do Mutirão. Em seguida realizamos algumas oficinas: Cine-fórum (Cultura da Paz); Apresentação Pastoral do Menor; Dinâmicas na área da Psicologia. Para as crianças tivemos brinquedoteca e pula-pula. Após o almoço concluímos com um rápido bate-papo avaliativo com o pároco.
Ao término desse Mutirão fica nossa gratidão a Deus por essa oportunidade, ao grupo de Religiosas/os que aceitaram o desafio de participar do Mutirão Novas Gerações, a CRB Nacional e a Regional Brasília pelo apoio e presença. Mas, nossa gratidão se estende a todos que de forma direta ou indireta contribuíram para que esse Mutirão Missionário das Novas Gerações Regional Brasília acontecesse.
     Equipe de coordenação
Ir. Maricélia Santos – Missionária de Jesus Crucificado  
Ir. Marizângela Silva - Missionária de Sta.Terezina
Ir. Maria Esteves – Irmãs Franciscana da Penitência
Ir. Maria da Conceição – Irmãs Calvarianas
Ir. Maria José Soares - Concepcionistas Missionárias do Ensino
Ir. Márcia Rosália - Divina Providência












Encontro das NG do Rio

Aconteceu nos dias 23-24 de março a missão jovem das NG's- Rio com o tema: Jovens: saíamos ao encontro da vida. Tivemos momentos de f...