14 de maio de 2018

MUTIRÃO DAS NOVAS GERAÇÕES – Rio de Janeiro



 Aconteceu no último dia 12 de maio, na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, no bairro de Ramos, Rio de Janeiro-RJ, o Mutirão das Novas Gerações da VRC. Com o tema “Novas Gerações da VRC: nos caminhos de Medellín”, o encontro, proposto pela Coordenação Nacional das Novas Gerações, tinha como objetivo a celebração dos 50 anos da Conferência de Medellín, bem como a sua pertinente e necessária atualização para os nossos dias.
            O espírito de mutirão, de fato, norteou todas as nossas atividades, de forma que o encontro foi sendo construído com a colaboração de tod@s. Já no início, com a preparação do café, seguida da apresentação d@s participantes, tivemos um belíssimo momento de oração que nos convidou a todos a contemplar o dia que nascia, deixando Deus acordar os nossos sonhos. Também nesse momento tivemos a oportunidade de fazer memória de fatos, situações, homens e mulheres que deixaram suas marcas na caminhada da Igreja latino-americana.
            O pontapé para nossa reflexão mais sistemática sobre o tema foi o documentário “De Medellín à Aparecida”, que situando o contexto e desdobramentos da Conferência de Medellín, nos possibilitou uma rica roda de conversa sobre os avanços e retrocessos que a Igreja latino-americana vem enfrentando desde então. A grande interpelação por tod@s sentida é a de um profundo e aberto diálogo entre os diversos modelos eclesiais hoje existentes, sobretudo em vista de um autêntico seguimento de Cristo e anúncio-testemunho do Reino.
            Na parte da tarde, após um delicioso almoço partilhado, foi a hora de acertar o passo. Ir. Nazaré, religiosa do Cenáculo, conduziu o grupo na vivência de algumas danças circulares, ajudando-nos integrar com o corpo nossas reflexões e realidades. Em seguida, debruçamo-nos sobre alguns dos assuntos trabalhados na Conferência de Medellín, a saber, Família, Laicato e Pobreza da Igreja, refletindo sobre seus limites, pertinência e atualidade.
            O Mutirão teve seu ápice com a caminhada até a Comunidade da Baiana, no Complexo do Alemão, para a Celebração Eucarística, a qual foi presidida por Fr. Fernando, religioso mercedário. Na homilia,    Fr. Fernando enfatizou o fato de sermos nós os continuadores da missão de Jesus no mundo de hoje: anunciar o Evangelho, a Boa Notícia do Reino de Deus a toda criatura. Assim, fortalecid@s e provocad@s pela Palavra e pela Eucaristia, encerramos nosso Mutirão com um olhar estendido e esperançoso sobre o horizonte – desafiador e belo – que se descortina à nossa frente! Oxalá tenhamos a mesma coragem e ousadia de Medellín!
 Equipe de Animação NG’s Rio

Encontro das NG do Rio

Aconteceu nos dias 23-24 de março a missão jovem das NG's- Rio com o tema: Jovens: saíamos ao encontro da vida. Tivemos momentos de f...