12 de outubro de 2016

Convite para a III Missão da Vida Religiosa Consagrada Jovem na Amazônia


Vida Religiosa Consagrada Jovem, #venhaparafora, pois, é no encontro com o outro, na escuta e no acolhimento que vamos, com ternura, tecendo relações, promovendo vida e cuidando da casa comum.

"Eis que estou fazendo uma coisa nova", (Is 19,43). Essa novidade precisa ser conhecida para ser amada.

QUERIDA VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA JOVEM

Dando continuidade ao Projeto Missão da VRCJOVEM na Amazônia, convidamos VOCÊ a dinamizar essa história e fazer a diferença em uma rica experiência junto aos povos da Amazônia.

...Viver "em saída" e tecer relações de misericórdia sugere movimento, desprendimento, vontade de ir ao encontro. Meu querido Irmão!Minha querida Irmã! VEM conosco celebrar a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus fonte de vida e vida em abundância, em meio aos povos ribeirinhos às margens do Rio Amazonas.

A III Missão da Vida Religiosa Consagrada Jovem na Amazônia acontecerá na REGIÃO DAS ILHAS, na Diocese de Macapá, no período de 06 a 17 de abril de 2017.

Início: Dia 06/04, às 08h00, nos encontraremos no Centro das Pastorais em Macapá, para um momento formativo sobre a realidade local. Dia 07 seguiremos viagem de barco às comunidades ribeirinhas onde ficaremos.

Término: Dia 17 às 19h30

Período de inscrição: outubro/2016 a fevereiro/2017. Preencher ficha de inscrição e enviar para o e-mail:


Mais informações na ficha de inscrição.

Com Nossa Senhora Aparecida, mãe de Deus e nossa, nos pomos a caminho na certeza de que a alegria do encontro fortalece nossa fé!

Abraço fraterno,

Equipe Organizadora.


FICHA DE INSCRIÇÃO 

MISSÃO DA VIDA RELIGIOSA JOVEM NA AMAZÔNIA 

DE 06 a 17 DE ABRIL DE 2017

1. A seleção será feita pela ordem de chegada das inscrições. Jovens consagradas/os a partir dos 18 anos. 

2. As pessoas selecionadas participarão de um dia de formação (06/04/2017) no Centro das Pastorais em Macapá sobre a realidade local. 

3. Dia 07 nos deslocaremos de barco até as ilhas onde celebraremos a Paixão, morte e ressurreição de Jesus com as comunidades acolherão. 

4. As despesas de acesso até o local da missão é por conta de cada irmão e irmã. Inscreva-se! 


NOME: 
ENDEREÇO: 
FONE: 
E-MAIL: 
DATA DE NASCIMENTO: 
CONGREGAÇÃO: 
ETAPA FORMATIVA: 
PROFISSÃO: 
ALGUMA RESTRIÇÃO ALIMENTAR? 
MISSÃO É:

10 de outubro de 2016

III Seminário Novas Gerações da Vida Religiosa Consagrada/RS

O III Seminário Novas Gerações da Vida Religiosa Consagrada/RS foi realizado, em Porto Alegre-RS, de 07 a 09 de outubro, na Casa de Eventos dos Capuchinhos. Como principal objetivo, destacamos a celebração da caminhada das Novas Gerações da VRC da CRB/RS. O Seminário reuniu 54 Religiosos (as) de 29 Carismas e teve como tema “Novas Gerações: Testemunhas da Alegria” e lema “Que a minha alegria esteja em vós” (Jo 15,11). O evento contou com a participação dos Bispos da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Adilson Pedro Busin, Dom Aparecido Donizeti de Souza, Dom Jaime Spengler e da Coordenadora da CRB/RS, Ir. Paula Schneider, além de representantes das Novas Gerações (Regionais Paraná e Santa Catarina). Foram dias significativos de alegria, proximidade e partilha. A animação da noite cultural ficou por conta da peça teatral do gênero comédia musical, Xotes & Comédias.














Carta Aberta das Novas Gerações da VRC à Sociedade Brasileira

Carta Aberta das Novas Gerações da Vida Religiosa Consagrada à Sociedade Brasileira

As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo (Gaudium et Spes, 1).

Fiéis a nossa vocação de Consagrados (as) Jovens, reconhecemos na trajetória das Congregações Religiosas no RS e no Brasil seu comprometimento com o povo e as transformações sociais. Sentimos e presenciamos as angústias e as esperanças do povo, especialmente dos mais pobres, tendo em vista os espaços de missão.

Reunidos no III Seminário Novas Gerações da Vida Religiosa Consagrada/RS, em Porto Alegre, de 07 a 09 de outubro de 2016, nos manifestamos frente à realidade brasileira atual, denunciando os sinais que ameaçam a vida.

O neoliberalismo se impõe como modelo sociopolítico e econômico, quando absolutizado, aumenta o abismo entre ricos e pobres, e reduz o acesso aos direitos. Repudiamos veementemente as tentativas de cerceamento e retração das conquistas alcançadas por meio de duras lutas do povo. Exigimos que os mesmos sejam garantidos.

A sociedade brasileira está mergulhada numa crise moral e ética, evidenciada nos escândalos de corrupção. Apoiamos o avanço de investigações imparciais dos envolvidos. Repudiamos a cultura de oportunismo e descaso com o bem comum. Manifestamos nossa indignação diante do ataque à Democracia.

Posicionamo-nos contrariamente à atuação política e jurídica que aprova Emendas Constitucionais e Medidas Provisórias, votadas sem diálogo e consulta à população e às instituições. Esse modelo contrasta com o projeto de sociedade justa e igualitária.

O poder midiático, de forma sutil, manipula informações, dados e a própria história. Obscurece a verdade à população, negligenciando sua função social como concessão pública para serviços de rádio e televisão. Por isso, repudiamos a manipulação da opinião pública através da mídia.

Contestamos as formas de fundamentalismo que se manifestam hoje como força excludente. Essas expressões discriminam, dividem e matam a vida. Enquanto Vida Consagrada Jovem lutamos por um projeto de vida e de vida em abundância para todos os povos, através do respeito ao ser humano, independentemente de classe social, gênero, orientação sexual, etnia, credo e posicionamento político.

Posicionamo-nos a favor da justiça, da paz e do cuidado com o meio ambiente. Por isso, não podemos ser coniventes com o sistema que destrói e mata a criação.

Atentos aos sinais dos tempos, embasados nos valores do Evangelho, somamos forças na construção de um país social e economicamente justo, politicamente ético e ecologicamente sustentável. Através de uma consciência crítica da realidade, buscamos na força do povo e no protagonismo jovem vencer todos os sinais de morte que aqui denunciamos.

Porto Alegre-RS, 09 de outubro de 2016.

Participantes do III Seminário
Novas Gerações da Vida Religiosa Consagrada/RS


Encontro das NG do Rio

Aconteceu nos dias 23-24 de março a missão jovem das NG's- Rio com o tema: Jovens: saíamos ao encontro da vida. Tivemos momentos de f...