14 de abril de 2012

Novas Gerações: tecendo relações, construindo caminhos...

Ficou pronto esta semana o subsídio Novas Gerações. Este material é a sistematização da pesquisa feita com a Vida Religiosa Jovem em 2011. Este subsídio vem responder ao Projeto que a CRB Nacional tem para as Novas Gerações (NG)[1] que é compreendida neste triênio 2010-2013 como Vida Religiosa Jovem (VRJ) sendo todo Juniorato e até os dez anos de votos perpétuos. Este Projeto teve em 2011 o ano do VER a realidade das NG através de uma pesquisa nacional com três perguntas: 1) Principais sonhos? 2) Principais desafios e dificuldades? e 3) O que é feito diante dos desafios e dificuldades?. Este ano, 2012, é o ano do JULGAR, ver a partir das respostas o que as NG do Brasil aspiram. É este o material que aqui está sistematizado.
Nossa proposta para a realização deste processo da Vida Religiosa Jovem é que estes seis encontros que se encontram no subsídio sejam refletidos pelos grupos Novas Gerações das Regionais, bem como pelas Congregações em pequenos grupos e que ao final dos mesmos seja promovido um Pre-congresso na Regional unindo todos os pequenos grupos NG e demais religiosos/as. Este Pre-congresso ajudará em alguns pontos cruciais para o êxito do caminho que propomos: articulação das NG nas regionais da CRB; partilha das diversas experiências; sintetizar as vivências durante a realização dos seis encontros e a preparação para o II Congresso Nacional das NG. Cronologicamente estes passos devem acontecer de maio até novembro.
Frei Rubens.


[1] Compreendido neste triênio de maneira diferenciada de como foi refletido nos triênios 2001-2007. Naquele período a compreensão foi de tempo geracional, podendo participar dos grupos NG todas as idades. Neste triênio a proposta passa pelo cronológico, sendo feito um  recorte onde foi estabelecido que NG compreende todo Juniorato e vai até dez anos de votos perpétuos.





11 de abril de 2012

Ir. Maria dos Santos Silva Lopes fala sobre o II Congresso das Novas Gerações promovido pela CLAR

O II Congresso de Novas Gerações foi marcado pela experiência de presença-participaçãoe paixão. Primeiramente como equipe, desde Brasília, em nossa reunião queincluiu a preparação ao Congresso de Aparecida, em 2013, e continuou com aviagem e a realização do Congresso. Este, em sua riqueza cultural e de expressãojuvenil da VRC, apresentou feições da intercongregacionalidade enquanto espaçoeclesial e carismático   da vida latinoamericanae caribenha. Rostos expressos na latinidade do canto, da alegria, da paixãopela vida e na riqueza das buscas. Uma vida Religiosa, em suas gerações, emseus chãos,  “maravilhando-se ”,questionando seus caminhos, nos descaminhos e nas frestas abertas do vislumbre, à luz da leveza.
Ir. Maria dos Santos Silva Lopes

Encontro das NG do Rio

Aconteceu nos dias 23-24 de março a missão jovem das NG's- Rio com o tema: Jovens: saíamos ao encontro da vida. Tivemos momentos de f...