30 de abril de 2013

Pós-Congresso das Novas gerações - Regional Goiânia - Centro Oeste


Pós-Congresso das Novas gerações

            Participar do Pós-Congresso no dia 21/04, na casa de retiros Nossa Senhora da Assunção, em Goiânia, foi um momento de reviver, e fazer memória do II Congresso das Novas Gerações. Deixamos vir à tona todos os momentos mais fortes e significativos por nós vivenciados naquele tempo de graça, e tomamos consciência do que ainda faz arder o nosso coração.
            Estavam presente, também, jovens que não participaram do evento em Aparecida. Eles e elas tiveram a oportunidade de saber como foi o II Congresso.
Ao todo éramos 24 participantes. O grupo é pequeno. Com efeito, como foi bem lembrado pela Ir. Cristina: “O II Congresso foi a soma de pequenos grupos”. Em Aparecida, estavam presentes cerca de 866 religiosos e religiosas.
            A presença carinhosa da Ir. Maria Inês Alves, atual presidente da CRB Regional também muito nos alegrou. Ela permaneceu conosco até o fim do encontro.
            Com um profundo momento orante, iniciamos o encontro.  Havia no centro da roda um grande coração e um círio dentro dele, que foi acesso com o canto de um refrão meditativo, seguido de um momento de interiorização.
            A luz do Evangelho de Emaús (Lc 24, 32-35), que foi declamado, nós fomos motivados (as), a partilhar as coisas que no momento fazia arder o nosso coração. Na medida em que cada pessoa partilhava, ascendia-se uma velinha e a colocava dentro do grande coração. Com a partilha de cada irmã e irmão, na roda de conversa, fomos crescendo, e também contribuindo para o processo de crescimento dos outras (as). Esta foi a nossa manhã.
            No período da tarde assistimos a vários vídeos sobre o II Congresso. Vimos também fotos que alguns tiraram daqueles dias. Foi muito bom poder reviver, por meio de imagens, um momento significativo de nossa caminhada.
            De maneira bem dinâmica a Ir. Silvania explicou o que são os grupos de vivência e nos alertou da importância deles. Logo em seguida, reorganizamos os grupos já existentes e, criamos novos grupos.
             Finalizamos o dia com a certeza de que Cristo ressuscitado caminha conosco. Esta certeza nos dá força para seguir em frente. Nossa caminhada de jovens consagrados (as) nos faz acreditar que juntos somos mais, e podemos muito mais.

Ir. Ionária Virginia do Carmo
 



 

Encontro das NG do Rio

Aconteceu nos dias 23-24 de março a missão jovem das NG's- Rio com o tema: Jovens: saíamos ao encontro da vida. Tivemos momentos de f...