20 de maio de 2012

Seminário de Jovens Comunicadores


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio das comissões para a Comunicação e para a Juventude promoveu em Brasília (Colégio Maria Auxiliadora, na quadra 702 Sul, no Plano Piloto.), nos dias 18 a 20 de maio um seminário de jovens comunicadores.
O tema escolhido para este seminário foi "Jovens católicos: comunicação que transforma vidas" e como iluminação bíblica o versículo Mt 10, 27: "O que vos é dito aos ouvidos, proclamai-o sobre os telhados".
Cerca de 300 jovens de todo o país, todos atuantes nas diversas áreas da comunicação, marcaram presença neste evento que teve como um dos objetivos debater questões sobre evangelização, juventude e novas mídias.
O evento contou com a assessoria de especialistas da área de comunicação e evangelização, tais como:
Dom Cláudio Maria Cellipresidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, falou sobre por meio de videoconferência sobre Comunicação e Evangelização;
           * Pe. Antônio Spadaro, Jesuita, Italiano, especialista em ciberteologia, falou sobre o tema Jovens Católicos: comunicadção que transforma vidas e Jovem Católico: mística do comunicador;
Drª Elizabeth Saad, professora de jornalismo digital da Universidade de São Paulo falou sobre Geração Y: atrair, enquadrar, reter ou só entender?
* Pe. Gildásio dos Santos, coordenador da Rede Salesiana de Comunicação, falou sobre o tema Igreja: antenada e conectada;
*Ir. Rosana Pulga (paulina), especialista em Comunicação Social e co-fundadora do Centro de Estudos e Pastoral Bíblica da Conferência dos Bispos da América Latina e Caribe (Cebipal-Celam), conduziu um momento de Leitura Orante da Palavra de Deus.
Marcaram presença significativa no seminário o secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner; o presidente da Comissão para a Juventude, Dom Eduardo Pinheiro; o presidente da Comissão para a Comunicação, Dom Dimas Lara Barbosa.
Permanece um grande desafio para cada jovem que participou deste seminário que é de comunicar, a todas as criaturas, Jesus Cristo assim como Ele comunicou o Pai.
          Durante todo o seminário esteve bem presente a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio em 2013. Foi um momento de preparação e motivação para esse grande evento que acontecer em nosso país.


Ir. Rosenilde Policeno, fscj - representante da CLAR (Conferência Latino Americana  e Caribeña)

Encontro das NG do Rio

Aconteceu nos dias 23-24 de março a missão jovem das NG's- Rio com o tema: Jovens: saíamos ao encontro da vida. Tivemos momentos de f...