27 de junho de 2017

Seminário das Novas Gerações da Região Norte


Aconteceu entre os dias 25-27 de maio de 2017, em Ananindeua-Pará, o Seminário das Novas Gerações da Região Norte; com o tema “Laudato Si e o Cuidado com a Casa Comum”, o mesmo foi assessorado pelo Pe. Luiz Quevedo, conhecido popularmente como Pe. Quevedinho (Jesuíta). Estava presente Ir. Juliana Nascimento Garcia, S.C.V.E, refêrencia das Novas Gerações na Região Norte na equipe Nacional da CRB. O Seminário contou com a participação de 24 Consagrados oriundos das Regionais: Porto Velho (Acre), Belém (Amapá) e Manaus, conhecida como a grande região das águas. Ao chegarmos no local do encontro (Casa das Irmãs Preciosinas), fomos acolhidos com muita alegria, receptividade e simpatia pelas Irmãs da Comunidade e pela Equipe da Coordenação das Novas Gerações da Regional de Belém.

A grande preciosidade do Seminário foi sendo experienciada a cada momento por meio dos encontros que foram oportunizados: na oração, na partilha, no contato com o olhar e a escuta do outro, nos momentos formativos e na integração com a natureza, por meio das belas paisagens do ambiente onde nos encontrávamos. 

No primeiro dia, nos inteiramos do objetivo do Seminário, no que se refere à importância e a dinâmica do mesmo, bem como, fizemos memória do caminho- trajetória das Novas Gerações desde seu início. 


No segundo dia, Pe. Quevedinho, nos levou a aprofundar o tema e o lema do encontro: Laudato Si e o Cuidado com a Casa Comum. No que se refere ao tema, o mesmo iniciou sua fala conduzindo os participantes a uma reflexão além do sentido ecológico. É importante antes de tudo, interrogar-se sobre o sentido da existência e sobre os valores que estão na base da vida social. Para que viemos a esta vida? 

A exposição do tema foi acontecendo de forma celebrativa e dinâmica, buscando em tudo a harmonia com a criação, e a integração do ser humano. Pela tarde vivenciamos a proposta do trabalho em grupo, respondendo o seguinte questionamento: Se a minha Congregação fosse um bioma e esse bioma desaparecesse o que a Igreja perderia? Diante do trabalho realizado em grupo a partilha foi acontecendo de forma espontânea e sincera.


A noite foi marcada pela beleza cultural da região das águas por meio de brincadeiras e da dança típica da região, “Carimbó” que não poderia faltar.

Iniciamos a manhã de domingo com a Celebração Eucarística, dando graças a Trindade Santa pela realização do nosso Seminário, e pelos encontros e reencontros que experienciamos no decorrer desses dias que foram intensos na vida dos Consagrados e Consagradas.

Após, demos continuidade aos trabalhos. Irmã Juliana (S.C.V. E), apresentou o tema do III Congresso Latino Americano e Caribenho das Novas Gerações: “Saiamos com Maria ao encontro da vida” que acontecerá em Lima - Peru, nos dias 29 de setembro a 01 de outubro de 2017, por meio da temática abordada, foi realizado, pequenos grupos de vivência, onde os consagrados foram convidados a experienciarem um pouquinho do que acontecerá no III Congresso das Novas Gerações da CLAR.

Com o sentimento de Gratidão, encerramos o Seminário das Novas Gerações - Região Norte, depositando aos pés da Rainha da Amazônia “Nossa Senhora de Nazaré”, cada jovem consagrado presente nessa grande região com suas alegrias, lutas e desafios. Nossa Senhora de Nazaré: rogai por nós.


Encontro das NG do Rio

Aconteceu nos dias 23-24 de março a missão jovem das NG's- Rio com o tema: Jovens: saíamos ao encontro da vida. Tivemos momentos de f...