31 de outubro de 2017

3º CONGRESSO DE NOVAS GERAÇÕES DA VIDA CONSAGRADA

 MENSAGEM FINAL
Lima, Peru, de 29 de setembro a 1º de outubro de 2017
“Saiamos depressa ao encontro da vida”

Querid@s 
Irmãs e Irmãos

Neste Congresso nos reunimos 160 Religiosas/os jovens de toda a América Latina e do Caribe. Sentimos a todas/os vocês muito presentes. Trouxemos suas vozes, suas inquietudes e paixões, suas experiências, encontros e desencontros partilhados nos pré-congressos. De norte a sul, nos sentimos lançadas/os a abrir nosso coração, um coração que bate ao ritmo de nossos sonhos e anseios partilhados, o qual queremos continuar enchendo de vida. Temos a certeza de que isso somente se encarna quando Jesus é o centro de nossa existência. Queremos continuar amando e nos apaixonando por nossa opção no seguimento de Jesus Cristo, saindo ao encontro da vida com os outros, na construção do seu Reino de amor. 
Nos sentimos convidadas/os a sermos colaboradores criativos de sua obra, em diálogo intergeracional com as/os que nos precederam na consagração e com aqueles que responderam às diversas realidades segundo os sinais de seu tempo. Delas/es temos recebido a paixão pela construção do Reino e o percurso duma caminhada. Agora compete a nós continuar revitalizando a nossa vida de Consagradas/os, abertas/os ao trabalho com o Povo de Deus. Como Novas Gerações, queremos viver o carisma de nossas/os fundadoras e fundadores nas comunidades, apostolados, estudos e na relação com os pobres, na Criação que clama, nos interpela, nos toca as entranhas, nos exige una resposta humanizante e misericordiosa, carregada da ternura relacional da Trindade. 
Celebramos o dom da convivência, do encontro na riqueza cultural e com a diversidade de carismas em suas diferentes expressões. Queremos continuar falando o idioma da colaboração intercongregacional e do amor, da alegria e da ressignificação. Bem como primeirear no caminho com o Povo de Deus, tornando vida as palavras do Papa Francisco: ser uma Igreja em saída ao encontro com o outro, pobre entre os pobres.
Expressamos a importância da intergeneracionalidade na Vida Religiosa, já que, como pessoas a caminho, aprendemos a relacionar-nos a partir do amor, a partir da experiência do encontro com outras e outros, a partir daquilo que vai sucedendo: a vida; a partir de quem nos tem fascinado e apaixonado: Jesus Cristo e seu Reino. Desejamos sonhar juntas/os uma VC com um rosto novo, feliz e audaz, comprometidas/os com o Evangelho e com a história das pessoas das quais nos aproximamos. Nos sentimos chamadas/os a revitalizar nossa decisão de seguir Jesus Cristo com paixão, aprendendo a viver a diversidade existente nas famílias, da acolhida e de solidariedade, a qual nos convida a poder ressignificar nossa VC a partir da aproximação, ouvindo e respeitando às/aos demais. 
Que o compromisso de filhas/os amadas/os de Deus que todas/os temos marcado se torne vida em nossas Congregações, em nossa relação íntima com Deus e no trabalho apostólico. Sabemos que vivemos numa realidade complexa, mas o nosso coração está aceso; portanto, queremos continuar apaixonadas/os como Maria e sair depressa ao encontro da vida que clama nos pobres e necessitados. 
Também, como Novas Gerações, nos unimos de forma solidária com nossas/os irmãs/os que estão sofrendo por causa dos desastres naturais no México, Porto Rico e demais Ilhas do Caribe, queremos dizer-lhes que contem com nossas orações. Agradecemos à Conferência de Peru por sua hospitalidade e seu espírito de acolhida. E levamos o compromisso de tornar vida em nossas Conferências o que refletimos e partilhamos. Encomendamos os frutos deste Congresso à intercessão de nossos mártires latino-americanos, cuja memória celebramos neste encontro, particularmente a Santa Rosa de Lima, a São Martim de Porres e ao Beato Oscar Romero. Um abraço em Jesus Cristo Ressuscitado! 
Lima, Peru, 1º de outubro de 2017. 
Os participantes das Novas Gerações da Vida Consagrada


Encontro das NG do Rio

Aconteceu nos dias 23-24 de março a missão jovem das NG's- Rio com o tema: Jovens: saíamos ao encontro da vida. Tivemos momentos de f...