28 de janeiro de 2019


RUMO AO IV CONGRESSO VOCACIONAL DO BRASIL



De 05 a 08 de setembro de 2019 acontecerá o IV Congresso Vocacional do Brasil, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (SP), como o tema “Vocação e Discernimento”. O evento buscará aprofundar algo que é indispensável neste momento histórico da Igreja e do mundo: que as comunidades eclesiais descubram e despertem modelos de vida, de paradigmas, que atestem, com atitudes e gestos concretos, a beleza de Jesus Cristo, único modelo a ser seguido.
                Os Congressos Vocacionais sempre foram momentos que marcaram a caminhada da pastoral vocacional no Brasil. Por esse motivo, a equipe organizadora do IV Congresso, pensando na riqueza vocacional presente em nossa Igreja, estabeleceu critérios de participação que expressem tal diversidade.

Participarão como convidados e delegados ao Congresso os Bispos Referências Vocacionais dos Regionais da CNBB, os Coordenadores e Vice Coordenadores Regionais da Pastoral Vocacional, e representantes da: Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil (CRB), Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), Conselho Nacional de Presbíteros (CNP), Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS), Instituto de Pastoral Vocacional (IPV), Conselho Nacional dos Diáconos Permanentes (CND), Conselho Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas do Brasil (CNLB), Conselho Missionário dos Seminaristas (COMISE), Catequese Nacional, Movimento Serra, Pastoral Familiar Nacional, Pastoral Juvenil Nacional, Fraternidade das Novas Comunidades de Vida e Aliança (FRATER), Pastoral Vocacional da diocese ou prelazia e 1 seminarista por Regional.

É de grande importância a preparação que está sendo realizada pelos Pré Congressos Vocacionais. Um espaço onde, os animadores e animadoras vocacionais, poderão estudar e aprofundar os temas propostos pelo Texto Base, como também dar sua contribuição concreta ao Congresso Vocacional por meio do “Questionário Avaliativo” que será enviado a Secretaria Geral do Congresso.
A Vida Consagrada também está convidada a dar sua contribuição por meio do PRÉ CONGRESSO VOCACIONAL PARA A VIDA RELIGIOSA E CONSAGRADA DO BRASIL    que acontecerá de 21 a 23 de junho em Brasília, promovido pela CRB Nacional, IPV e Revista Rogate. Maiores informações e inscrições poderão ser obtidas nos site destas instituições a partir de fevereiro.
Ir. Clotilde Prates de Azevedo, ap
Setor Juventudes

Encontro das NG do Rio

Aconteceu nos dias 23-24 de março a missão jovem das NG's- Rio com o tema: Jovens: saíamos ao encontro da vida. Tivemos momentos de f...