12 de setembro de 2018

Mutirão no Rio Grande do Sul

          Nos dias 07 a 09 de setembro aconteceu no Sítio Notre Dame, em Nova Santa Rita, RS, o Mutirão Estadual das Novas Gerações da Vida Religiosa Consagrada do Rio Grande do Sul. O tema do encontro foi a retomada do seguimento de Jesus Cristo a partir da opção preferencial pelos pobres, no ano em que a Igreja celebra os 50 anos da Conferência de Medellín. Foram três dias de estudo, reflexão, dinâmicas e místicas, que favoreceram a vivência do tema. O Mutirão contou a assessoria da Irmã Raquel Pena Pinto, Irmãs de Nossa Senhora do Horto, e com a presença da Irmã Clotilde Azevedo, Apostolina, Assessora Executiva da CRB Nacional, responsável pelo Setor Juventudes e Novas Gerações. O grupo foi motivado a retomar a opção pelos pobres, a Vida Religiosa servidora e pobre, a Igreja comprometida com a causa do povo sofredor a partir de filmes, como o da vida de Dom Oscar Romero, o Pacto das Catacumbas, de um momento forte de oração onde foram rezadas a vida dos Mártires da América Latina de ontem e de hoje.

O grupo se envolveu, sentiu junto, participou, partilhou suas angústias e esperanças, num desejo grande de crescer na fidelidade e na radicalidade do Evangelho. Algo que mexeu com o grupo é a questão dos migrantes venezuelanos que estão sendo trazidos para a região metropolitana de Porto Alegre, tanto que o grupo fará contato e procurará encontrar formas de somar com esse grupo de empobrecidos. Na semana do Mutirão chegou um grupo de venezuelanos e nas próximas semanas irá chegar mais dois grupos para as cidades de Esteio e Canoas. As Novas Gerações se integrarão ao Núcleo da CRB para realizar alguma atividade com os migrantes venezuelanos.
O Frei Vanildo Zugno, OFMCap, da coordenação da CRB Regional de Porto Alegre, se fez presente no encontro, sendo que o mesmo encerrou com a Celebração Eucarística presidida pelo Frei Arno Frelich, OFM.
Os 26 participantes construíram juntos o encontro, com muita animação e disposição. O espaço do encontro foi ótimo, proporcionando a convivência fraterna, a linda natureza proporcionando o descanso e os espaços de mística.
As Novas Gerações da Vida Consagrada do RS estão animadas na caminhada, com o brilho no olhar e um grande desejo de caminhar e ser fiel ao projeto do Reino de Deus.
Ir. Lizandra Inês Both
Pela equipe de coordenação do Mutirão





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro das NG do Rio

Aconteceu nos dias 23-24 de março a missão jovem das NG's- Rio com o tema: Jovens: saíamos ao encontro da vida. Tivemos momentos de f...