5 de maio de 2017

“A VIDA QUE O POVO VIVE, A VIDA QUE O POVO CANTA É A VIDA QUE EU SEMPRE QUIS” (Zé Vicente)

Por Ir. Itamires Amorim dos Santos 
Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição


É com o coração cheio de alegria que agradeço a Deus, a minha Comunidade Medianeira de todas as Graças, bem como a Província Nossa Senhora Aparecida, por terem me concedido a oportunidade em participar da terceira semana missionária na região Amazônica, organizada pelas Novas Gerações da CRB Nacional, realizada na Diocese de Macapá. 

Conviver com as Comunidades Ribeirinhas na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes (Paróquia das Ilhas), foi para mim um tempo de Deus, tempo precioso em que tive a oportunidade de sair das minhas fronteiras interiores e ir ao encontro das minhas irmãs e dos meus irmãos que vivem de forma simples em meio à floresta e ao rio Amazonas.

Tomar açaí, comer peixe e camarão fresco e sem conservantes, foi saborear o próprio amor de Deus. Passar nove dias sem pisar em terra firme, trouxe-me um certo desconforto, mas, no entanto, pude experimentar um pouco das suas realidades, durante todo o período do inverno. Andar de Voadeira e de Catraia, em meio às maresias, também exigiu de mim coragem, fé e confiança tanto em Deus, como também nas pessoas que estavam nos conduzindo. Nem sempre as águas estavam calmas, ou são calmas nas nossas vidas, mas, porém, tenho convicção de que é também nas tempestades da vida que Deus se revela de modo peculiar. 

Região Amazônica, tão falada e tão sonhada por mim, me acolheu durante doze dias. Senti-me e me sinto parte da Amazônia. Um pedacinho dela veio comigo e acredito que, também, deixei com seu povo um pouquinho de mim. 

Juntamente com meus companheiros de missão, fomos muito bem acolhidos pelas comunidades ribeirinhas. Impressionou-nos o seu jeito acolhedor e cuidadoso de ser. Mesmo marcados por diversas formas de exclusão, continuam alegres e perseverantes na fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro das NG do Rio

Aconteceu nos dias 23-24 de março a missão jovem das NG's- Rio com o tema: Jovens: saíamos ao encontro da vida. Tivemos momentos de f...