Postagens

Mostrando postagens de Maio 7, 2017

Sudestão: Sacramento da Novidade para a Vida Religiosa Consagrada!

Imagem
Somos #NovasGerções
Sacramento da Novidade para a Vida Religiosa Consagrada!
Há aqui um menino com cinco pães e dois peixinhos; mas o que é isto para tanta gente? (Jo 6,9).

Aconteceu entre os dias 28 e 30 de abril de 2017 o Seminário das Novas Gerações da Região Sudeste, no Centro de Formação Vicentina, em Belo Horizonte/MG. Estiveram presentes jovens religiosos (primeiros votos e até dez anos de votos perpétuos) com o intuito de interagir, partilhar a vida e construir caminhos comuns de protagonismo na missão da Igreja e da Sociedade. 
No seminário, os jovens religiosos, puderam aprofundar sua opção de vida como Sacramento e Novidade para um mundo que deseja vida, amor, paz e esperança. Nas explanações refletimos: “o que precisa ser explicado deixa de ser sacramento”. 
As diversas rodas de conversa com os temas: Igreja em saída; Comunidade: lugar do perdão e da festa; Protagonismo feminino; Afetividade e sexualidade; Laicato: companheiras e companheiros na missão; Oikoumene: cultivar um…

Experiência na Amazônia

Imagem
Por Ir. Ronivom Luiz da Silva, fms (Marista)
Entre os dias 06 e 17 de abril de 2017, tive a oportunidade de participar, juntamente com o Grupo das Novas Gerações da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil), da "III Missão Amazônia" na região das Ilhas do Pará, mas que fazem parte da Diocese de Macapá-AP. 
Ao olhar para aquela imensidão, quantidade incontável de litros de água, tive uma pequena visão da grandeza daquele Rio. Era realmente um vasto mundo de águas e florestas que deixa o expectador sem palavras e muita ação. 
Chegando em Macapá, tivemos uma pequena formação sob o contexto geográfico, social e político da região, e, na perspectiva da missão, fomos divididos em pequenos grupos e enviados. Eu, a Ir. Francisca, (F.C) e Ir. Samuel, (FSC) fomos em três missionários para o setor Araras, distante três horas do Porto de Santana de "Catraia" (Tipo de embarcação muito usado na região), lá, tivemos a oportunidade de visitar 11 comunidades, todas banhadas por igara…