Postagens

Mostrando postagens de Abril 30, 2017

“A VIDA QUE O POVO VIVE, A VIDA QUE O POVO CANTA É A VIDA QUE EU SEMPRE QUIS” (Zé Vicente)

Imagem
Por Ir. Itamires Amorim dos Santos  Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição

É com o coração cheio de alegria que agradeço a Deus, a minha Comunidade Medianeira de todas as Graças, bem como a Província Nossa Senhora Aparecida, por terem me concedido a oportunidade em participar da terceira semana missionária na região Amazônica, organizada pelas Novas Gerações da CRB Nacional, realizada na Diocese de Macapá. 
Conviver com as Comunidades Ribeirinhas na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes (Paróquia das Ilhas), foi para mim um tempo de Deus, tempo precioso em que tive a oportunidade de sair das minhas fronteiras interiores e ir ao encontro das minhas irmãs e dos meus irmãos que vivem de forma simples em meio à floresta e ao rio Amazonas.
Tomar açaí, comer peixe e camarão fresco e sem conservantes, foi saborear o próprio amor de Deus. Passar nove dias sem pisar em terra firme, trouxe-me um certo desconforto, mas, no entanto, pude experimentar um pouco das suas realidades, durante t…

Seminário das Novas Gerações - Região Norte

Imagem
Informações e inscrições
Irmã Juliana Garcia, SCVE - ir.juliagarcia@gmail.com
Irmã Maria Tecla Gaia, INDN - gaiatecla@hotmail.com


“É Missão de todos nós, Deus chama, eu quero ouvir a sua voz!” (Zé Vicente)

Imagem
Por Ir. Joelma Damasceno de Santana, IJE
O discípulo missionário de Jesus Cristo, necessariamente, vive sua fé em comunidade. Sem vida em comunidade, não há como efetivamente viver a proposta cristã. A comunidade eclesial acolhe, forma e transforma, envia em missão, restaura, celebra, adverte e sustenta. Constituindo comunidades de comunidades.
Nós cristãos, precisamos ajudar as pessoas a conhecerem Jesus Cristo, fascinar-se por ele e optar por segui-lo. Isso requer de nós atitudes de acolhida, diálogo, partilha, escuta da Palavra de Deus e adesão à vida comunitária.
Jesus Cristo, o missionário do Pai, envia pela força do Espírito, seus discípulos em constante atitude de missão (Mc, 16,15). 
A Igreja é missionária por natureza!

Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor (Mc, 6,34).
A CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil), Setor Juventudes fez o convite às diferentes congregações religiosas no Brasil. Elas deveriam enviar al…

ECOA NAS ILHAS: É PÁSCOA!

Imagem
Por Ir. Ismael G. Frare, OSJ
A experiência missionária junto aos povos ribeirinhos às margens do Rio Amazonas foi um memorável estar “em saída” e tecer relações de encontro. A Paróquia Nossa Sra. dos Navegantes, sede da Missão, é em Santana no Amapá, contém 105 comunidades espalhadas pelas ilhas ao longo do rio. Estas ilhas pertencem ao estado do Pará. Lá pude aprender com um povo de ouvido afinado, atento à Palavra de Deus. Famílias hospitaleiras, simples e “de fé”. Famílias e vizinhos orantes, que só falavam de Deus. Limito-me a contar algumas histórias de vida e curiosidades que meu coração experimentou:
Seu Manoel, de semblante bem vivido, que nos contava de como conseguiu que os ribeirinhos do Igarapé do Caráxi se libertassem dos “donos da terra”. “Esse povo se libertou!”, dizia ele. Enquanto ele contava, pensei: Manoel é um “Moisés” para este povo. Acabou a ilha da escravidão. Tornou-se ilha da solidariedade, fraternidade, dos anawin. Na contação da história de sua vida, ele se pa…