19 de setembro de 2018

Mutirão de São Paulo


          Nos dias 14 a 16 de setembro aconteceu na o Colégio Notre Dame, (Congregação das Irmãs Azuis) localizado no bairro do Sumaré, SP, sediou o Mutirão das Novas Gerações da VRC, a nível de São Paulo  promovido pelas Novas Gerações e CRB/SP, a fim de reunir religiosos junioristas e até dez anos de votos perpétuos visando o entrosamento  e partilha entre as diversas Congregações Religiosa presente nessa metrópole como também, reflexões sobre como está sendo nosso testemunho e escolhas, como consagrados e consagradas. O tema proposto, foi: “O Grito dos Pobres: Grito pela Vida”, tendo como pano de fundo os cinquenta anos de Medellín.

O Mutirão contou a assessoria da Professora Historiadora Mª Cecilia Domezzi, e com a presença da Irmã Clotilde Azevedo, Apostolina, Assessora Executiva da CRB Nacional, responsável pelo Setor Juventudes e Novas Gerações (NG), nosso querido Coordenador da CRB-SP Padre Rubens Pedro Cabral,OMI, e o Ir. Auristênio B. Bandeiras, ISC, representante da CRB-SP para as NG’s, ambos se entusiasmaram com a presença jovem religiosa em reposta aos apelos de Medellín das NG’s e nos motivaram para assumir e testemunhar com ousadia e coragem os apelos do Papa Francisco, de uma Igreja em Saída.
A Teóloga Maria Cecília Domezzi, que iniciou a palestra provocativa com o seguinte tema: 50 anos de Medellín: Memórias e perspectivas - Grito do Pobre, grito pela vida. Durante a explanação, a palestrante sublinhou que a consagração batismal, que nos torna reis, profetas e sacerdotes, deve ser entendida como fundamento da consagração religiosa profética e missionária. O grito abafado dos pobres deve ser compromisso das NG, assim como é compromisso do próprio Deus que vendo e conhecendo seu sofrimento, desce para libertar e dar vida plena.

                                                                          Como desafios atuais a teóloga trouxe:
- A Consagração radical a serviço do Reino; 
- Adesão ao Projeto de reforma do Papa Francisco;
- A renovação diária da opção pelos pobres; 
- As Novas Gerações de hoje herdam de Medellín todo a sua força “simbólica”, e isso pode ser um perigo, um risco, se perder de vista a opção preferencial pelos pobres, se ficar somente no simbolismo.
Como Igreja em Saída, em “Terras Sagradas” de missão, no dia 16/09, 57 religiosos e religiosas, e a assessora do Mutirão, “saímos as presas” inclinando os nossos ouvidos e corações em seis realidades de missão na grande cidade de São Paulo, que abriram as portas para nos acolher numa tarde, e unirmos forças no anúncio da Boa Nova, sendo presença e escuta, permitindo-se AFETAR pelos gritos.

Nossa gratidão aos grupos: Fraternidade O Caminho (Masculino e Feminino); Aliança de Misericórdia; Arsenal da Esperança; Casa da Paz, O Cortiço e Casa Belém que nos permitiram, essa intensa experiência, junto a diversas realidades: população de rua, refugiados, migrantes e imigrantes, prostituição; falta de moradia digna. Nestas realidades foi possível ouvir e deixar-se interpelar pelos “Gritos de Medellín” presentes no hoje.
Gratidão à todas as Famílias Religiosas que atenderam este convite das Novas Gerações-SP, em especial às Irmãs Azuis. Aos Grupos das NGs de Campinas, São Paulo, Aparecida, Santo André e aos que ainda nascerão diante da semente lançada... “Eis que estou fazendo uma coisa nova! (Is 43,19)
            À CRB Nacional e CRB SP que incentiva e acredita nas NGs, nossa gratidão e orações!!

Equipe de Coordenação do Mutirão das NGs -SP









3 comentários:

  1. Parabéns a todas as Novas Gerações da VRC que se empenham em todos os Estados na realização do Mutirão, em comunhão com nosso Querido Papa Francisco e os novos Gritos dos 50 anos de Medellín frente as novas realidades de pobreza.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada aos Grupos NGs-SP presentes nesta linda ação do Mutirão!! coisas novas estão acontecendo!!

    ResponderExcluir

Encontro das NG do Rio

Aconteceu nos dias 23-24 de março a missão jovem das NG's- Rio com o tema: Jovens: saíamos ao encontro da vida. Tivemos momentos de f...