15 de fevereiro de 2013

Jovens da Vida Religiosa Consagrada realizam Congresso


Por Osnilda Lima - Paulinas

Jovens da Vida Religiosa Consagrada na oração da Via Sacra em Aparecida (SP)

Em clima de alegria, entusiasmo e desejo radical em seguir Jesus Cristo, jovens se reúnem para celebrar a Vida Religiosa Consagrada e refletir sobre ela

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida - aparecisda (SP)
Aparecida (SP), acolheu de 9 a 12 de fevereiro de 2013, o II Congresso das Novas Gerações da Vida Religiosa Consagrada. Participaram 800 jovens de todas as regiões do Brasil, como também, diversos religiosos jovens de outros países que estão fazendo experiência missionária e formativa no Brasil.
O lema do Congresso: “Ardia o nosso coração quando Ele nos falava no caminho” (Lc 24,32) foi a mística que perpassou todo o Congresso, como ressalta irmã Marian Ambrosio, presidente da CRB Nacional (Conferência dos Religiosos do Brasil). “Cada canto, cada detalhe, cada toque, cada símbolo, cada momento, cada gesto, cada círculo focavam a profundidade do processo chamado de mística, no desejo de seguir e perceber a presença do Cristo que caminha conosco.”
A presidente enfatiza grandes ganhos do Congresso. “O primeiro grande ganho de um Congresso como esse é colocar o jovem com o jovem. Um processo preparado pelo grupo, realizado e avaliado pelo grupo. Só isso já valeu! Se a gente tivesse ficado um dia juntos e vivenciado a intensidade desse momento de amizade, cuidado mútuo, teria valido”, salientou irmã Marian.
Momento de tecer relações e construir caminhos
O segundo elemento que a presidente da CRB destaca como valioso do Congresso é a beleza da escolha do tema: Novas gerações: tecendo relações, construindo caminhos. Já o terceiro, segundo ela, foram as conferências proferidas pelos assessores. “Se a gente prestar atenção, não houve repetição. Houve confirmação, os focos dos temas foram trabalhados com profundidade única que merece um grande agradecimento”, ressalta irmã Marian, que ainda destaca a importância da realização do evento em Aparecida (SP). “O Santuário, este lugar onde acontece a Assembleia dos Bispos, tudo respira uma dimensão intereclesial, muito santificada pela presença de Nossa Senhora Aparecida. 800 jovens! É muita coisa! A participação não era para todo mundo, mas até 10 anos de Profissão Religiosa definitiva. Todos os regionais da CRB estão presentes! A quantidade qualificou o evento”, finaliza a presidente da CRB Nacional.

Momento de espiritualidade, jovens rezam a experiência de Emaús
Muito além do esperado − Para o assessor para assuntos de Juventude da CRB Nacional, frei Rubens Nunes da Mota, o Congresso não só atingiu os objetivos mas, segundo ele, ultrapassou alguns aspectos.  “O objetivo era congregar para partilhar e impulsionar a vida religiosa jovem, reanimando, impulsionando para a articulação. Tínhamos 700 vagas, e esse número ultrapassou indo bem além de nossas expectativas. O número de equipes de reflexão também ultrapassou. Os assessores e assessoras responderam muito bem, a equipe de coordenação muito coesa, muito sintonizada. Acredito que aquele grande objetivo de que as congregações voltarão para as suas províncias e regionais com vontade de continuar, o que era o grande desejo, isso está acontecendo, apareceu no relatório. Esse não é um momento estanque. O Congresso foi sonhado para que a partir do Congresso as pessoas saíssem com vontade de caminhar e se articular, e foi o que ouvimos no relatório: articulação nas regionais através de seminários, grupos novas gerações e que o congresso aconteça de 3 em 3 anos coisa que não tínhamos e agora temos propostas concretas para a CRB Nacional.  Isso não dependerá mais de um assessor ou de um presidente. Troca-se a diretoria da CRB Nacional mas não interfere na caminhada. Temos propostas deles para a CRB Nacional e não da CRB para eles, o que muda, inverte totalmente. De fato, senti meu coração arder nesse Congresso”, enfatiza com entusiasmo o assessor. 

Na partilha do pão, os peregrinos de Emaús reconhecem de Jesus
Busca renovada da juventude − Irmã Lucia Wailer, integrante da equipe de Reflexão Teológica da CRB Nacional e que colaborou na assessoria do Congresso, ressalta o grande número de adesões pelos jovens religiosos, formadores e provinciais. “Isso revela, a meu ver, essa busca pela Vida Religiosa Consagrada (VRC) renovada a partir da própria juventude como sujeito presente e não como esperança do futuro algo radical”, destaca irmã Lucia. A religiosa ainda enfatizou a busca sincera dos jovens religiosos em querer algo radical no seguimento de Jesus Cristo. “Nem sempre acertamos nos caminhos práticos, e possibilitar isso em conjunto no desafio da coerência faz a diferença. Precisamos seguir o Caminho sem tirar o foco que é seguir Jesus Cristo na radicalidade e entrega de vida até o martírio por causa do Reino, por causa dos pobres, por causa de Jesus. Essa é a essencialidade, a VRC como necessidade no mundo de hoje”, conclui irmã Lucia.

Missionários no Brasil − Bernard Mwangi Maina, Missionário Consolata, que participou do Congresso, afirma ter ficado impressionado com a participação dos religiosos e religiosas no evento. “É uma riqueza participar de um Congresso que tem dimensões de intercongregacionais. Descobri que há certas atividades que não deram certo em minha paróquia, pois tentei realizar sozinho, e agora entendo que precisa da presença feminina da Vida Religiosa Consagrada para juntos trabalharmos”, afirmou.
Já a jovem missionária, que está no Brasil a menos de um ano, Hotência Jacob Alhaguilunguana, Franciscana Missionária, afirma que se surpreendeu com a expressão da Vida Religiosa Consagrada no Brasil. “Foi muito bom participar deste evento, assim consegui ter noção dos tantos carismas e formas de atuação das religiosas e religiosos aqui no Brasil”, revelou.
Para ser guardado para sempre

Sim, nós participamos do Congresso

Vida comunitária, grande dom

Celebrar a Palavra

Comungar é tornar-se um perigo...

Reflexão e muita concentração

Cantai ao Senhor e animai aos congressistas

Pausa para o descanso

A partilha do pão

Partilha da missão além Brasil

Tudo é resolvível

Vamos animar


O Congresso se espalhou pelo mundo, através da comunicação

2 comentários:

  1. Sou grata por participar do II Congresso Novas Gerações da Vida Religiosa. É cativante ver a juventude da Vida Religiosa Consagrada buscante e desejosa de radicalidade

    ResponderExcluir
  2. Estão muito boas as reportagens do blog! Realmente foi um momento único para todos(as) nós que lá pudemos estar e esperamos poder fazer das transmissões em nossos regionais, províncias e comunidades também grandes momentos de Graça! Somente tenho duas observações a fazer: no último subtítulo "missionários no Brasil",está escrito sobre Hotência Jacob Alhaguilunguana, Franciscana Missionária; o nome correto é Hortência Jacob Nhaguilunguana e ela é Franciscana Missionária de Maria.

    ResponderExcluir

Encontro das NG do Rio

Aconteceu nos dias 23-24 de março a missão jovem das NG's- Rio com o tema: Jovens: saíamos ao encontro da vida. Tivemos momentos de f...